O Partido Comunista trabalha em um software que será capaz de coletar dados relacionados a profissões, a hábitos de consumo e até mesmo a hobbies dos chineses para prever a ação de terroristas
O que parecia embasar o enredo apenas de obras como “1984” e “Minority Report” agora está prestes a justificar as novas políticas de vigilância da China. De acordo com o Bloomberg, a China Electronics Technology Group, principal estatal que atua na área de defesa do país, trabalha no desenvolvimento de um software capaz de coletar e analisar dados relacionados a profissões, a hábitos de consumo e até mesmo aos hobbies dos chineses para prever a ação de terroristas.
“É crucial examinar a causa após um ato terrorista, mas é mais importante prever as atividades que estão por vir”, explicou Wu Manqing, engenheiro-chefe da empresa. O programa de monitoração será combinado à “Skynet”, uma lei anunciada pelo Partido Comunista em julho – e já em vigor – que garante ao governo o acesso praticamente irrestrito às informações sigilosas das pessoas por “motivos de segurança nacional”.
Fonte: Novidades do TecMundo
[Visto no Brasil acadêmico]