Duas dicas essenciais para estruturar seus conteúdos de maneira mais acessível
Facilitar a vida do colaborador deve ser uma das prioridades do profissional de treinamento e desenvolvimento. Dessa forma, sua atenção também precisa estar voltada para a criação de um material “user friendly”, simples e prático para ser acessado, mas ao mesmo tempo interessante e motivador.
Há uma razão pela qual o índice é colocado do logo nas primeiras páginas de uma publicação. Há uma razão para as referências bibliográficas não estarem espalhadas por todas as páginas, mas sim concentradas em um capítulo. Há uma razão até mesmo para que haja um mapa dentro de um site.
A razão é a usabilidade: simplificar a experiência, a busca ou o caminho do usuário. Isso porque uma péssima experiência de uso pode inibir o aprendizado dos colaboradores e, aos poucos, fazer com que sua audiência se afaste, deixando de acompanhar os cursos e materiais de apoio.
Selecionamos 2 dicas de design de conteúdos que irão ajudá-lo a criar materiais de aprendizado mais acessíveis e simples de serem acompanhados pela audiência. Confira!
#1 Evite o baixo contraste
O baixo contraste do texto ou de uma imagem com relação ao fundo da página prejudica a legibilidade. Imagine que naturalmente a leitura de um texto no monitor já é muito mais cansativa do que no papel. Pois esse efeito é potencializado quando reduzido o contraste entre o fundo da tela e o texto.
Se por acaso bater um pouco mais de luz na tela do computador ou smartphone do colaborador ou até mesmo se o conteúdo for projetado em um telão ou monitor de alta qualidade, o material corre sério risco de ficar invisível – o que fará os colaboradores sofrerem para conseguir acompanhá-lo.
Para evitar desistências e perda de audiência, atente-se à posição, às cores e aos efeitos de luz e sombra em que aparecem informações, imagens e links em seus materiais de treinamento. Eles podem determinar o sucesso de seus materiais de treinamento.
#2 Incentive o “scrolling”
A expressão em inglês “scroll” significa mover, rolar o texto na tela do computador ou de qualquer dispositivo móvel. Investir nesse tipo de recurso fará com que você envolva ainda mais os colaboradores e até conquiste novos participantes para seus cursos.
A rolagem acaba com a limitação do movimento a uma região específica e torna o acesso muito mais fluido e natural. Em dispositivos móveis, então, facilita infinitamente a interação.
Uma regrinha de ouro: lembre-se que o conteúdo que aparece em destaque na tela irá (ou não) levar a audiência a explorar o que aparece abaixo ou ao lado. O conteúdo de cima deve funcionar como um teaser e ser colocado ali para instigar a audiência a “rolar a tela” para encontrar novos materiais interessantes.
Referência: Shift eLearning Blog
Fonte: MicroPower
[Visto no Brasil acadêmico]