Emily Canto Nunes
Logitech traz para o Brasil marca de caixas de som: Ultimate Ears, além de novos teclados, mouses e acessórios gamersSem abandonar o legado construído em cima do sucesso de mouses e teclados, a Logitech mudou para expandir seus domínios no mercado de acessórios, mais conhecido por periféricos na época em que o computador, e não o smartphone, era o centro da vida digital dos usuários.
LEIA TAMBÉM: Amazon lança caixa de som inteligente que responde a comandos de voz
A primeira novidade é o novo nome da marca: Logi. Ao longo dos próximos anos, a marca Logitech deve desaparecer. A segunda é a chegada de uma nova marca ao Brasil, a Ultimate Ears, de caixas de som bluetooth.
Há mais de 30 anos, quando começou, a Logitech conectava-se ao mercado de computadores. Agora, cria produtos que une os usuários por meio da música à smartphones, aos games, vídeos e outros dispositivos como tablets e computadores. Segundo Jairo Rozenblit, a chegada das grandes fabricantes de smartphones (LG, Samsung, Sony atuam neste segmento e cada vez mais forte) ao mercado de acessórios não coloca medo na Logitech.
"Nós temos a questão do acessório em nosso DNA, sabemos como vender e somos reconhecidos por isso e pelos nossos produtos há muito tempo. Não me preocupo com os fabricantes de smartphones", disse o executivo. De acorco com Rozenblit, em conversa com o iG, a chegada de grandes marcas ajuda a empresa a conquistar mais espaço para a categoria e também que o usuário reconheça sua importância.
"É uma competição saudável, o desafio maior são os produtos de origem asiática, marcas de primeiro preço que nem sempre oferecem qualidade", explica. No Brasil, o mercado de acessórios é considerado pelas principais consultorias como "mercado cinza", quando o comércio de um produto acontece também por canais de distribuição que, embora legais, são não-oficiais, não autorizados, ou não intencionais pelo fabricante original.
Para combater esse mercado paralelo, a Logitech trabalha forte com seus parceiros de vendas, com estratégia de preço sugerido e monitorando eventuais produtos "piratas". De acordo com Jairo Rozenblit, de fato, quando se trata de acessórios, ainda existem muitos usuários básicos que estão entrando nesse universo e que se interessam mais com preço. "Mas mesmos esses estão mais atentos, preocupados com a qualidade para não fazerem uma má compra". É por esse motivo, e para atender consumidores mais intermediários e avançados, que a Logitech vai oferecer, com a chegada da marca Ultimate Ears, produtos em faixas de preços variados.
Logitech, que agora se chama apenas Logi, traz para o Brasil outra marca: Ultimate Ears
Foto: Emily Canto Nunes/iG São Paulo
Marca Ultimate Ears foi comprada pela Logitech em 2008 e é conhecida pelas suas parcerias com artistas
Foto: Emily Canto Nunes/iG São Paulo
UE Roll reproduz som em 360 graus e é à prova d'água
Foto: Emily Canto Nunes/iG São Paulo
Com preço sugerido de R$ 599, a UE Roll tem altura de 22,6 cm e 8,3 cm de largura
Foto: Emily Canto Nunes/iG São Paulo
No formato de um disco, a UE Roll tem um design cilíndrico e um elástico para ajudar a prendê-la onde o usuário quiser
Foto: Emily Canto Nunes/iG São Paulo
A UE Roll tem conexão bluetooth e pesa 877 gramas
Foto: Emily Canto Nunes/iG São Paulo
A Ultimate Ears tem um sistema, transformado em app, que integra as caixas de som e que permite que um aparelho se conecte a duas caixas UE ao mesmo tempo
Foto: Emily Canto Nunes/iG São Paulo
O aplicativo da UE disponível para iOS e Android permite ao usuário equalizar os sons graves, médios e agudos
Foto: Emily Canto Nunes/iG São Paulo
A UE Boom, com preço sugerido de R$ 999, também é à prova d'água e reproduz música em 360 graus
Foto: Emily Canto Nunes/iG São Paulo
A UE Boom tem bateria que dura 15 horas e bluetooth com alcance de 15 metros
Foto: Emily Canto Nunes/iG São Paulo
A UE Boom tem 18 cm de altura, 6,5 cm de largura e 538 gramas
Foto: Emily Canto Nunes/iG São Paulo
Os produtos da UE se caracterizam pelo colorido e pelos botões grandes e chamativos
Foto: Emily Canto Nunes/iG São Paulo
A UE Mega Boom, com preço sugerido de R$ 1.499, tem bateria de 20 horas e bluetooth com alcance de 30 metros
Foto: Emily Canto Nunes/iG São Paulo
O UE Mega Boom e as demais caixas da marca serão vendidas na Apple Store e Fast Shop
Foto: Emily Canto Nunes/iG São Paulo
UE Mega Boom tem 22,6 cm de altura, 8,3 cm de largura, e 877 gramas de peso
Foto: Emily Canto Nunes/iG São Paulo
X50 é caixa de som bluetooth com cinco horas de bateria e preço sugerido de R$ 169
Foto: Emily Canto Nunes/iG São Paulo
K480 é teclado bluetooth que se conecta ao mesmo tempo a três aparelhos de diferentes sistemas operacionais
Foto: Emily Canto Nunes/iG São Paulo
K480 chega em julho já por R$ 299 e funciona com Windows, iOS e Android
Foto: Emily Canto Nunes/iG São Paulo
Teclado Keys-To-Go para iOS com bateria que dura até três meses custa R$ 389
Foto: Emily Canto Nunes/iG São Paulo
Mouse avançado MX Master se conecta em até três dispositivos de uma vez via bluetooth e chega em novembro
Foto: Emily Canto Nunes/iG São Paulo
Teclado gamer G910 Orion Spark tem nove botões programáveis que suportam até 27 comandos diferentes
Foto: Emily Canto Nunes/iG São Paulo
Dois novos volantes gamers G29 e G920 chegam em setembro por R$ 1.999
Foto: Emily Canto Nunes/iG São Paulo
Da Ultimate Ears, fabricante comprada pela Logitech em 2008, virão três produtos voltados para os usuários que apreciam áudio de qualidade, conectividade e portabilidade. Todos são à prova d'água e reproduzem o som em 360 graus.
O primeiro deles é o UE Roll, com um design em forma de disco, que possui um elástico que permite ao cliente prender o acessório em diferentes lugares: na mochila ou na bicicleta, por exemplo. Disponível nas cores preto, azul e violeta, o UE Roll tem preço sugerido de R$ 599. Logo após vem a UE Boom, que lembra um bastão de 18 cm, com bateria que dura até 15 horas e bluetooth de 15 metros de alcance. O preço sugerido é de R$ 999. Por fim, tem o UE Mega Boom, com 22,6 cm de altura, bateria que dura 20 horas e bluetooth de 30 metros de alcance. O preço sugerido é de R$ 1.499.
Todas as caixas de som da UE se conectam com dispositivos móveis como smartphones, tablets e notebooks, e funcionam por meio de um aplicativo que configura a conexão com os acessórios. Feito isso, o usuário pode atender chamadas, criar alertas de despertador e de lembretes, por exemplo. Para o usuário de entrada que prefere um produto de uma marca conhecida, a Logitech possui a X50, com conexão bluetooth e bateria de cinco horas e preço sugerido de R$ 169. A X50 chega em outubro, enquanto os produtos da marca Ultimate Ears serão vendidos a partir de setembro na Apple Store e na Fast Shop.
Teclados, mouses e games
Ainda neste mês chegam ao mercado dois teclados, o K480 e o Keys-To-Go. O primeiro é um teclado bluetooth que funciona com diferentes sistemas operacionais: Windows, iOS e Android, e que se conecta em até três aparelhos simultaneamente. E para alternar os comandos, basta girar um botão para escolher que equipamento comandar com o teclado. O preço sugerido do K480 é de R$ 299. De acordo com Jairo Rozenblitz, "existe um nicho de mercado de consumidores que já entendem o benefício de ter um teclado universal multiplataforma", além do que, acredita a empresa, es esta é uma tendência para os próximos anos.
Já o Keys-To-Go é um teclado bluetooth resistente à água, sujeira e areia, com conectividade bluetooth compatível com iOs e bateria de três meses de duração. O preço sugerido é de R$ 289.
No que diz respeito a mouse, categoria de produto que a Logitech fabrica desde 1981, está o MX Master Wireless Mouse, voltado para usuários que trabalham com várias telas e sistemas operacionais, otimizado para Windows e Mac. Tem roda rolagem com velocidade automática, rolagem lateral e até um botão para alternar entre os dispositivos. O mouse chega em novembro, ainda sem preço definido. Também de acordo com o executivo, o mercado de mouses representa uma grande oportunidade para empresa, uma vez que 75% dos usuários ainda possuem mouse com fio, contra 25% com mouse sem fio. Nos Estados Unidos, mercado mais maduro, esse número é invertido.
Para os gamers, a empresa mostrou dois produtos que chegam ainda este ano: os volantes G29 e G920 Driving Force para PlayStation 3 e 4 e um teclado gamer. Os volantes têm aro revestido com couro, pedais de acelerador, freio e embreagem de aço inoxidável. Os volantes chegam por R$ 1.999 em setembro. Já o teclado gamer G910 Orion Spark tem noves botões programáveis que suportam até 27 comandos diferentes e um app para ver as informações do jogo no smartphone ou tablet. Além disso, o teclado pode ter sua iluminação personalizada com 16 milhões de combinações de cores. O produto chega em novembro por R$ 1.499.
Fonte: Tecnologia - Notícias, Análises, Dicas e Especiais - iG
[Visto no Brasil acadêmico]